sábado, 8 de março de 2008

Rota Sul 2008 (parte 2) - Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves passamos uma noite na Pousada Pipa (bem na entrada da cidade), muito aconchegante com sua simplicidade, bom preço e hospitalidade dos próprios donos.
Visitamos a Vinícola Miolo e a Casa Valduga.
Pessoalmente achei o passeio pela Casa Valduga muito mais interessante do que da Miolo, apesar de ter experimentado o melhor vinho na Miolo.
Paga-se o mesmo preço por pessoa nas duas.
Mas, na Casa Valduga o lugar é muito mais bonito (parece um castelo), o passeio é feito com mais calma, experimentamos muito mais vinhos e ganhamos a taça de cristal usada na degustação.
Os vinhedos são lindos. Vimos uvas penduradas em imensos cachos pelas parreiras. Vários tipos: pinot noir, cabernet, merlot, castelão, etc.
Dos vinhos que experimentamos o que mais gostei foi o RAR da Miolo.
Descobri nesse passeio que vinho com sabor equilibrado não é o meu tipo preferido de vinho. Pois, toda vez que nos apresentavam um vinho equilibrado eu não gostava. Acho que os "desequilibrados" é que me agradam mais. Rs... Na verdade são os mais fortes. Ao contrário da nossa amiga Gabi, que gostava de todos os vinhos "equilibrados" que provamos.
Antes de chegar em Bento Gonçalves passamos por Garibaldi, outra cidadezinha muito simpática da qual parte um trem em sentido a Bento Gonçalves com direito a degustação de queijos e vinhos (no sentido contrário também). Mas, no dia em que fomos não tinha, pois há dias e horários específicos para pegar este trem.
Saindo de Bento passamos em Caxias do Sul, a maior cidade da região. Chega até lembrar São Paulo. É uma cidade mais feia, mais cheia de trânsito... Fomos atrás da tão falada Festa da Uva que, no fim, só decepcionou. Tínhamos planejado comer alguma comida típica nessa feira e andamos quilômetros para encontrar, somente no fim da trajetória do evento, umas barraquinhas de cachorro-quente, crepes e sorvetes genéricos. Comida típica? Nada. Era uma feira, com coisas a preço daqui de São Paulo mesmo. Nada de diferente. Não vale a pena.


Dentro da Pousada Pipa.

Cãozinho da Pousada Pipa.


Entrada da cidade de Bento Gonçalves.


Uvas das vinícolas de Bento Gonçalves.






Casa Valduga


Sala de degustação da Miolo.


Casa Valduga.


Dentro da Casa Valduga.


Armazenamento da Casa Valduga.




Casa Valduga




10 comentários:

Anônimo disse...

Fotos fantásticas!

Dourados Voadores disse...

Obrigada, Dani.

Os Incansáveis disse...

Quando nós fomos, não era dia de visitação na Miolo. Nós ficamos hospedados em Caxias do Sul e fomos visitando as cidades em volta.
Denise

Dourados Voadores disse...

Caxias do Sul, como eu disse, não gostei.
Mas, em Bento Gonçalves dá vontade de visitar um monte de vinícolas. Queria ver as pequenas tbm. Mas, não dava tempo. Nosso roteiro já estava lotadíssimo.
Merece outra visita posteriormente.

Os Incansáveis disse...

Fotos muito lindas Fabi. Vc consegue cenas e ângulos que não se vê muito por aí. Parabéns pelos "bons olhos".
Há muito o que conhecer na região, por isso sempre existe um convite para voltarmos.

Pergunta: pode degustar as uvas também??


Gerson

Dourados Voadores disse...

Obrigada, Gerson. Sou apaixonada por fotografia. Gostaria de aprender muita coisa ainda.
Sobre as uvas, não sei se podia, mas nós degustamos tbm. Estavam tão bonitas! Rs...!

Gabriela disse...

Gosto de equilibrados porque sou equilibrada ! Oras bolas ! hehehehe

As fotos estão excelentes !!

Bjins

Dourados Voadores disse...

Ah, sim! Equilibrada.
Principalmente depois de encher a cara de vinhos!
rs...

vanessa disse...

Olá, adorei seus comentários, gostaria de saber o que vc achou da pousada da pipa, estou indo a bento gonçalves adorei as fotos da pousada porem vi no google earth que ela fica bem na frente da pista de entrada da cidade, isso nao torna ela uma pousada barulhenta??? ou é tranquilo??? obrigada!!!

Dourados Voadores disse...

Bem, Vanessa, quando eu fui não era nem um pouco barulhenta. Eu fui em fevereiro. Não sei se há grandes variações durante o ano... Acredito que não.
O que eu posso dizer é que a família da pousada é muito gentil e o lugar é simples e bem arrumado. Eu não me arrependi nem um pouco.
Espero que ajude.
Depois nos conte como foi sua viagem. Seus comentários serão bem vindos. Bjs.