terça-feira, 11 de março de 2008

Rota Sul 2008 (parte 3) - Gramado e Canela

Nosso destino seguinte à rota dos vinhos foi Gramado e Canela.
Duas lindíssimas cidades cercadas de muito verde.
Pelas redondezas visitamos o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura.
Para entrar em ambos os parques é cobrada uma taxa de R$ 8,00 por pessoa, se não me engano.

Parque do Caracol

Primeiro fomos ao Parque do Caracol onde se localiza a linda Cascata do Caracol.
Recusamos pagar mais R$ 5,00 por pessoa para pegar um elevador que leva a um mirante um pouco mais alto do que onde estávamos.
Pagar pra entrar e ainda pagar pra ir a um mirante cercado de vidro? Aí já é demais, né?
Fizemos bem, pois logo adiante havia um mirante excelente, sem taxa e sem vidros.
Para chegar à base da cascata é preciso descer uma escada de 927 degraus! Pois, é. Nós fomos!
Apesar de ter chegado lá embaixo com as pernas tremendo e ficar os dias seguintes com muita dor, não me arrependi.
A vista de lá de baixo é maravilhosa.
No caminho vimos alguns macaquinhos e muitas borboletas de diversas cores e tamanhos.
Parte da escada havia desabado não sei quando e não conseguimos ir até o final dela que dava no outro lado do rio.
E o que resta da escada provavelmente terá o mesmo destino se ninguém fizer alguma coisa pois está tudo enferrujado.
Será que o dinheiro da entrada e do mirante não poderia ser usado para consertar a bendita escada? Ou será que pretendem construir outro atrativo pra cobrar mais 5,00 por pessoa?

Parque da Ferradura

Na sequência visitamos tambémo Parque da Ferradura não muito longe do Parque do Caracol.
Enquanto curtíamos a belíssima vista passou por nós um grande teiú.
Infelizmente, não consegui tirar uma foto decente.
Uma coisa que me deixou chateadíssima foi ver uma grande área desmatada.
Vários troncos estavam derrubados ao chão e ouvia-se o barulho de motoserras.
Acho que tem algo muito errado, não tem?

Canela e Gramado

Ficamos hospedados na cidade de Canela em uma pousada excelente recomendada pela minha amiga Denise. A pousada Ruppenthal tem um ótimo custo-benefício.
Gramado e Canela (principalmente Gramado) são cidades ótimas para se fazer turismo gastronômico. Tudo é muito bem feito, bonito e muito gostoso.
Almoçamos uma paelha maravilhosa em Gramado
Numa noite comemos um delicioso fondue de queijo, carne com diversos molhos (vinha uns 10 tipos) e de frutas com chocolate. Tudo isso regado a um bom vinho chileno. Não me lembro o nome do restaurante, mas ficava na estrada que liga Gramado a Canela. Simplesmente perfeito!


























Ver mais fotos de Canela e Gramado

8 comentários:

Os Incansáveis disse...

As fotos, para variar estão lindas!
Que bom que você gostou da Pousada em Canela.
A ponte da cascata do Caracol foi levada por uma enxurrada durante uma chuva em 2006. Parece que eles não vão recuperá-la até lá embaixo pois haveria riscos para os turistas.
Quanto ao desmatamento no Parque da Ferradura: a maioria dos parques estão próximos a áreas de plantação de eucaliptos e pinheiros para fábricas de papel. O da Ferradura não é diferente. O que está sendo cortado são eucaliptos invasores no parque, que se tornam grandes pragas e começam a impedir o crescimento de espécies nativas. No parque de Vila Velha (PR) ocorre a mesma coisa. A idéia é substituir gradualmente esses eucaliptos por árvores de espécie nativa.
Denise

Dourados Voadores disse...

Quanto à escada da cascata, pode até ser o que você disse. Mas acho que eles deveriam retirar o que caiu. Deixar aquele metal todo enferrujado jogado no rio acho que não é uma boa idéia.
E o que sobrou da escada também está horrível. Logo vai cair também. Ou deveriam arrumar ou fechar de vez.
Interessante o que vc disse sobre o parque da ferradura. Eu não sabia. Não sabia que essas espécies vegetais se espalhavam com facilidade assim. E que bom que estão fazendo alguma coisa.
Eu só tenho a agradecer a você, De, pelo elogio, pela ótima dica da pousada e pelas informações.

Os Incansáveis disse...

Fabi

Estou seguindo seus passos pelos lugares maravilhosos que visitou no Sul e continuo a bater na tecla das belas fotos. Suas "macros" são lindas. Além da sua visão fotográfica, diga-me, qual câmera vc utiliza? Qual a distância mínima que ela fotografa?

Gerson

Dourados Voadores disse...

Muito obrigada, Gerson!
A câmera é nikon 5700. Não tem supermacro.
A distância mínima é de 2,5cm.
Às vezes não dá pra fazer exatamente o que eu quero, mas eu tento. Rs...

Andréia disse...

Nossa Fabi que fotos lindas!!!

Adorei as das borboletas, adoro borboletas....

Dourados Voadores disse...

Hehehe... Eu também, Andréia.
Aliás, eu amo fotos de animais!
Lá no Parque do Caracol tinha milhões de borboletas.
Tinha umas gigantes que eu não consegui fotografar pois elas não paravam quietas.
Mas, eram lindíssimas, azuis e clarinhas.

Gabriela disse...

Ai que saudades do Sul tchê !!!

Suas fotos estão demais mesmo !

Bjins

Dourados Voadores disse...

Obrigada, Gabi!
Eu tbm tenho saudades.
às vezes eu queria acordar e estar lá de novo.